Brasil teve 53 mil denúncias de exploração infantil na internet em 2024


Crimes cibernéticos envolvendo abuso e exploração sexual infantil continuam a ser uma preocupação crescente no Brasil. Em 2024, foram registradas quase 53 mil denúncias desse tipo de crime, conforme dados da SaferNet, organização especializada em segurança digital. Embora tenha ocorrido uma redução de 26% em relação ao recorde histórico de 2023, esse ainda é o quarto maior índice dos últimos 20 anos.

Dados das Nações Unidas apontam que, em apenas um ano, cerca de 300 milhões de menores em todo o mundo sofreram algum tipo de abuso ou exploração sexual pela internet, reforçando a gravidade do problema. A maior parte dos casos envolve assédio e exploração infantil em plataformas digitais, como redes sociais, aplicativos de mensagens e jogos online.

Especialistas alertam que a prevenção é essencial e recomendam que os responsáveis acompanhem a atividade online das crianças, promovam o diálogo sobre segurança digital e denunciem qualquer suspeita de abuso ou comportamento inadequado nas redes.

Para combater esse tipo de crime, o Ministério Público Federal investe no monitoramento e rastreamento de evidências digitais, permitindo a identificação e punição dos criminosos.


Publicidade

Compartilhe

Veja Mais

Bolsonaro e Tarcísio almoçam em Brasília em meio a tensões do governo
Um vídeo entregue anonimamente ao MP mostra o momento em que Geovane Matias Maciel, de 19 anos, é baleado por um PM mesmo algemado e caído no chão, em Bom Jesus (RS)
Visita de Lula à Favela do Moinho foi articulada com ONG ligada ao PCC
Bisbo Dom Adair critica ideologia de gênero e denuncia ditadura no Brasil
Datafolha: 58% dizem ter vergonha dos ministros do STF

Comentários (0)

Deixe seu comentário