Carne no Brasil subiu quase 5 vezes mais que preço de exportação e dólar explica diferença

A alta do dólar tem grande responsabilidade na disparada do preço da carne bovina no Brasil.
Dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) mostram que o preço pago pelos brasileiros aumentou quase cinco vezes mais que o valor das exportações. A diferença é, basicamente, explicada pelo câmbio.
Mensalmente, a FAO acompanha o preço de diversos alimentos no mundo. A pesquisa confirma que boa parte das proteínas animais ficou mais cara em 2024.
Aos clientes no exterior, produtores brasileiros cobraram média de US$ 4.952 a tonelada da carne bovina em dezembro de 2024. O valor teve reajuste de 4,3% no decorrer do ano passado.
Para a realização da pesquisa, a FAO observa o preço em dólares por tonelada. No Brasil, são consideradas a carne bovina fresca, resfriada e/ou congelada, conforme dados do Comex Stat do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).
Aos clientes brasileiros, a carne vendida nos supermercados teve aumento muito mais intenso: 20,8%, segundo dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Quase cinco vezes mais que o aumento em dólares.
Publicidade
Compartilhe
Veja Mais
Mais de 1,7 mil famílias do RN terão que devolver Auxílio Emergencial indevido; valor passa de R$ 4,6 milhõesIndústria brasileira encolhe 5,3% em agosto e tem 4ª queda no faturamento em 6 meses
Selic em 15% mantém Brasil com segundo maior juro real do mundo, a 9,51%
Você já se deu conta de que há um tarifaço brasileiro muito mais grave do que o americano?
Pesquisa Datafolha: 35% culpam Lula por tarifaço e 22%, Bolsonaro
Comentários (0)