Confira a origem da Quarta-feira de Cinzas


Após o período carnavalesco, adeptos da religião cristã iniciam um período de purificação conhecido como Quaresma. O marco inicial para esta fase do calendário religioso inicia nesta quarta-feira (14), com a celebração da Quarta-feira de Cinzas, cuja origem está ligada a referências bíblicas que também simbolizavam o arrependimento.

A Quarta-feira de Cinzas tem origens antigas que remontam aos rituais de penitência da Igreja primitiva. A prática de marcar as pessoas com cinzas como sinal de penitência é mencionada na Bíblia em passagens do Antigo Testamento, como no livro de Jonas. No Cristianismo, a Quarta-feira de Cinzas começou a ser observada no século VII como um dia de jejum e penitência para preparar os fiéis para a Páscoa.

A imposição das cinzas na testa, gesto que representa penitência e a consciência da mortalidade, é uma tradição posterior que se desenvolveu ao longo dos séculos como um símbolo de arrependimento e morte para o mundo do pecado, marcando o início da Quaresma.

Durante a Quaresma, os fiéis são incentivados a refletir sobre suas vidas, arrepender-se de seus pecados e se voltar para Deus com sinceridade. A imposição das cinzas na testa serve como um lembrete da brevidade da vida e da necessidade do arrependimento e da reconciliação com Deus. É um momento de compromisso com a fé cristã.


Publicidade

Compartilhe

Veja Mais

Travesti Não é Mulher: Afirma Neurocientista ao criticar transativismo
Médico foi considerado homofóbico por negar atestado em linguagem neutra
Dono de bar que expulsou casal de mulheres que trocavam carícias se manifesta após repercussão do vídeo
Mulher diz que foto no currículo atrapalhou emprego: ‘Foi um baque’
Governo Lula: Deputados do PT comemoram aprovação de mais impostos

Comentários (0)

Deixe seu comentário