Draga que vai executar serviços da engorda de Ponta Negra chega em Natal

A draga que vai realizar os serviços de aterro hidráulico para a engorda da Praia de Ponta Negra chegou em Natal nesta quinta-feira (29) e já está presente no porto da capital. A informação foi compartilhada pelo titular da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, por meio das redes sociais. A chegada do equipamento acontece após a liberação da Licença de Instalação e Operação (LIO) para o início dos serviços pelo Instituto do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). De acordo com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), em resposta à TRIBUNA DO NORTE, os serviços iniciam nesta sexta-feira (30).
Conforme apontado pelo secretário de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes, a expectativa inicial seria que a draga chegasse na última quarta-feira (28) e os serviços já tivessem início nesta quinta. A obra será tocada pelo consórcio DTA/AJM, declarado vencedor em uma licitação no final de abril, com uma proposta de R$ 73,7 milhões.
Na semana passada, a empresa começou a montagem dos tubos, após realizar o aterro de parte das áreas que vão receber os equipamentos na altura do Hotel Sehrs, na Via Costeira. Conforme explicou o secretário de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes, na segunda-feira (19), a tubulação permitirá à draga chegar à areia da praia para executar os trabalhos.
Antes, o equipamento esteve em Natal entre 26 de junho e 7 de julho aguardando o licenciamento, mas precisou seguir viagem em virtude do não licenciamento na época. No último dia 13 de agosto, o Idema informou que o início dos serviços estava autorizado.
A DTA foi responsável pelas obras de engorda em Balneário Camboriú (SC) e Matinhos (PR), além de realizar a dragagem de manutenção nos portos de Paranaguá e Antonina, e a dragagem de aprofundamento do canal do Porto de Santos. A catarinense AJM também é especializada em serviços de dragagem. A draga será responsável por depositar a areia em trechos de 200 metros da praia.
A engorda de Ponta Negra é considerada primordial para a praia, que há anos sofre com a erosão costeira provocada pelo avanço do mar e que tem modificado a estrutura do Morro do Careca, um dos principais cartões postais da capital potiguar, descaracterizando sua paisagem.
Publicidade
Compartilhe
Veja Mais
Arquidiocese de Natal: Frei Gilson estará em Natal no dia 10 de outubro de 2026!Motorista de aplicativo é baleado após entrar por engano em rua na Vila de Ponta Negra
Depoimento de organizador do evento complica situação de Brisa, diz relator de comissão
Patinete foi usado até para ir para o Motel em Natal
Natal: Homem em surto ateia fogo em comunidade na Cidade da Esperança; Seis casas foram destruídas
Comentários (0)