Entenda o que é embolização, procedimento a que Lula será submetido nesta quinta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será submetido a uma embolização de artéria meníngea média nesta quinta-feira (12). Entenda abaixo o que é o procedimento.
A embolização é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo no qual um cateter é introduzido em um vaso sanguíneo por meio de um acesso pela virilha ou pelo braço. O objetivo é interromper o fluxo de sangue ou de linfa (líquido que circula no sistema linfático e que faz parte do sistema de drenagem do corpo) de um local do corpo de forma proposital.
“Quando ocorre um sangramento desse nível [do presidente Lula], por traumatismo, no caso foi uma queda, há a formação de um hematoma subdural, um coágulo. Isso pode [após um primeiro procedimento] ressangrar, e esse hematoma crescer — que foi o que ocorreu. Apesar de ser fora do cérebro, na membrana que o recobre, ele [o coágulo] comprime o cérebro, levando o paciente a ter dores na cabeça”, explica Carlos Abath, neurorradiologista intervencionista.
Segundo o médico, na última internação de Lula, é provável que uma nova ressonância tenha sido feita, detectando a necessidade de uma drenagem do coágulo.
Publicidade
Compartilhe
Veja Mais
Influenciadora viraliza ao mostrar a “picanha do papai Lula” no NordesteBrasil tem média de 66 crianças e adolescentes desaparecidos por dia em 2025; RN registra 775 casos
Lula e Galípolo omitiram de agenda encontro com Daniel Vorcaro, dono do Banco Master
Erika Hilton dispara: “O Brasil é travesti, o Brasil é não-binário” 🫣🔥
Esquerda comanda 8 dos 10 Estados com mais mortes do Brasil
Comentários (0)