Facções criminoras expulsam 219 famílias de suas casas no Ceará entre 2024 e 2025; Fortaleza registrou ocorrências em 49 bairros

Entre janeiro de 2024 e setembro de 2025, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) registrou 219 casos de expulsões de moradores por facções criminosas em todo o Ceará.
Os dados constam em um relatório do Núcleo de Inteligência Policial (Nuip), vinculado ao Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) da Polícia Civil. É a primeira vez que o Estado divulga um levantamento oficial sobre o tema.
Disputa por território e controle do tráfico
O relatório aponta que o aumento das expulsões está ligado à disputa entre facções, principalmente entre o Comando Vermelho (CV) e o Terceiro Comando Puro (TCP), que recentemente incorporou a facção cearense Guardiões do Estado (GDE).
Esses grupos buscam o controle territorial para dominar o tráfico de drogas e a cobrança de “pedágios” a comerciantes. Em setembro, o CV e o TCP chegaram a comemorar avanços em áreas como Vicente Pinzón e Lagamar, com foguetórios na Região Metropolitana de Fortaleza.
Impactos sociais
As expulsões têm provocado mudanças bruscas na vida das famílias, com interrupção de aulas, dificuldade de acesso a serviços públicos e queda no comércio local.
Segundo o DRCO, as comunidades afetadas passam a enfrentar medo constante, isolamento e desestruturação social, enquanto áreas esvaziadas se tornam mais difíceis de fiscalizar pela polícia.
Fortaleza concentra a maioria dos casos; capital teve 143 registros, espalhados por 49 dos 121 bairos da cidade.
Veja números:
Os bairros com mais expulsões foram:
Ancuri – 16 casos
José Walter – 16
Vicente Pinzón – 15
Jangurussu – 8
Barra do Ceará – 7
Papicu – 7
Canindezinho – 6
Outros bairros da cidade também tiveram registros pontuais, segundo o relatório.
Cidades da Região Metropolitana e Interior
Depois de Fortaleza, os municípios com mais casos são:
Maranguape – 18
Maracanaú – 16
Caucaia – 15
Sobral – 7
Pacatuba – 2
Quixadá – 2
Cascavel – 1
Com informações de O Povo
Publicidade
Compartilhe
Veja Mais
Travesti Não é Mulher: Afirma Neurocientista ao criticar transativismoMédico foi considerado homofóbico por negar atestado em linguagem neutra
Dono de bar que expulsou casal de mulheres que trocavam carícias se manifesta após repercussão do vídeo
Mulher diz que foto no currículo atrapalhou emprego: ‘Foi um baque’
Governo Lula: Deputados do PT comemoram aprovação de mais impostos
Comentários (0)