Governo Lula gasta R$ 168 mil em show para jantar de Lula, Janja e Macron

O governo federal vai desembolsar R$ 168 mil em cachê artístico para a cantora Roberta Sá se apresentar em um jantar nesta quinta-feira, 5. O evento em Paris atende a um convite do líder francês, Emmanuel Macron, ao presidente Lula da Silva. O Diário Oficial da União divulgou os termos do contrato para o show nesta quarta-feira, 4.
A apresentação da cantora integra um roteiro diplomático. A programação inclui tradicionais discussões sobre acordos bilaterais, espaço para cerimônias, protocolos e ações culturais — tudo financiado com dinheiro público.
Governo convive com impasse comercial
O jantar vai ocorrer em meio às negociações do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul. A pauta enfrenta forte resistência do governo francês, principalmente por questões ambientais, bem como proteção ao setor agrícola local.
Lula vai permanecer na França até o próximo domingo, 9. A agenda prevê encontros sobre temas como a mudança climática e a guerra na Faixa de Gaza. Busca, do mesmo modo, destravar o impasse do acordo entre os blocos econômicos. O presidente brasileiro, que não tem curso superior, também receberá um título de doutor honoris causa e participará de debates na Universidade de Sorbonne.
Artistas, homenagens e cheques públicos
A expectativa é que Lula e Macron assinem cerca de 20 atos bilaterais que envolvem acordos nas áreas de vacinas, segurança pública, educação e ciência. Esta é a primeira visita de Estado de um presidente brasileiro à França em 13 anos. A última ocorreu em 2012, durante o governo Dilma Rousseff.
Roberta Sá, de 44 anos, é considerada um dos nomes de destaque da música popular brasileira contemporânea. Ela tem passagens por gêneros como MPB, samba e bossa nova. A cantora, aliás, já foi indicada ao Grammy Latino e, assim, mantém parcerias com nomes como Chico Buarque e Gilberto Gil.
Em maio, ela recebeu a Ordem do Mérito Cultural, maior honraria da cultura brasileira. O símbolo foi entregue pessoalmente pelo presidente Lula, assim como pela primeira-dama Janja da Silva. O evento marcou um novo gesto que reforça a percepção de que cultura, política e viagens oficiais caminham juntos neste governo à base de dinheiro do pagador de impostos.
Revista Oeste
Publicidade
Compartilhe
Veja Mais
A cidade de Rio Bonito do Iguaçu foi destruída em quase sua totalidade após a passagem do tornado na noite de sexta.Uma mulher protagonizou uma cena de fúria ao flagrar o marido saindo de um motel com outra mulher. Veja o video
Neste domingo (02), Luiz Bacci criticou Luciano Huck rebatendo as declarações do apresentador sobre a romantização do crime.
Uma mulher foi agredida por seu companheiro com puxões de cabelo dentro de um espaço de bronzeamento no Bairro Siqueira, em Fortaleza, na manhã do último sábado (01)
LUXO E ESCANDÂLO: Lula troca navio da Marinha por iate de empresário enrolado com crime eleitoral
Comentários (0)