Janja acumula 145 dias em viagens internacionais desde a posse de Lula

A primeira-dama Janja Lula da Silva viajou para Nova York na quarta-feira (17) para participar da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). Ao fim da viagem, a socióloga somará 145 dias fora do Brasil desde 2023, quando chegou ao Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
São 33 viagens para 35 países.
O total de viagens para o exterior de Janja será de 21 dias a mais que Lula no mesmo período.
Só em 2025, a socióloga terá passado 42 dias no exterior em 8 viagens internacionais, sendo duas sem o presidente.
A primeira-dama chegou à cidade norte-americana 3 dias antes do presidente, que desembarca no domingo (21.set). O petista discursará na abertura da assembleia, marcada para 3ª feira (23.set).
Durante os próximos dias em Nova York, Janja participará de encontros ligados a pautas sociais. Depois, acompanhará a agenda do presidente, que priorizará a política externa do governo. Ambos devem retornar ao Brasil em 25 de setembro.
As viagens de Janja têm alimentado críticas da oposição. A ida à Itália em fevereiro, por exemplo, resultou em uma representação na CGU (Controladoria Geral da União) pelo deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP). O congressista pediu investigação sobre os gastos da viagem a Roma.
Logo depois, a AGU (Advocacia Geral da União) publicou uma instrução normativa desautorizando primeiras-damas a assumirem compromissos oficiais em nome do Brasil. Na prática, pouco muda em relação a Janja. O texto reconhece que sua atuação tem “natureza jurídica própria”.
Com informações de Poder 360
Publicidade
Compartilhe
Veja Mais
🐾⚠️ Ato de coragem em Londrina🚨⚽ Torcedoras são despidas à força por usarem camisa do Ceará
Disputa por pedaço de bolo termina em confusão no aniversário de Macapá 🫣
Atuação de familiares de ministros do STF em Cortes superiores reforça debate sobre código de conduta
🛒💥 Miojo a 1 centavo: piada da internet ou retrato do desespero?
Comentários (0)