Lula diz que ligará para Trump se ele não comparecer à COP30


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse neste sábado (7) que ligará para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), se o líder norte-americano não confirmar presença na COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas). O evento será realizado em Belém em novembro deste ano.

Em conversa com jornalistas em Paris, Lula declarou que Trump deveria participar da cúpula climática, pois os EUA é um país importante, mas que “polui muito”. O chefe da Casa Branca tem adotado políticas favoráveis à produção de energia fóssil em seu 2º mandato presidencial.

“Se até perto [da data da COP] o Trump não confirmar que vem, eu pessoalmente vou ligar para ele e falar ‘ô cara, a COP aqui no Brasil, vamos discutir esse negócio’. Os Estados Unidos são um país muito importante, muito rico, mas também poluiu muito e polui ainda. Então como ele não vai participar?”, disse Lula.

O petista declarou que será na COP que o mundo saberá quais líderes globais estão dispostos a discutir “a sério” as mudanças climáticas. Afirmou que o presidente da China, Xi Jinping (Pcch), também deve ir ao evento.

“Na COP vamos saber se as pessoas querem tratar sério essa questão do clima. Se as pessoas querem respeitar o que dizem os cientistas e o que diz a natureza com as reações que ela está tendo em várias partes do mundo”, afirmou.

LULA NA FRANÇA

O presidente desembarcou em Paris na 4ª feira (4.jun) e seguirá no país até 2ª feira (9.jun). Sua passagem pela França inclui ainda uma visita à Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal), em Lyon, para discutir o combate ao crime organizado.

Poder 360


Publicidade

Compartilhe

Veja Mais

Operação pega suspeitos com 20 kg de maconha escondidos em carro no RN
Operação bloqueia bens de grupo que movimentou mais de R$ 60 milhões com contrabando de cigarros
Mortes por bebida adulterada com metanol sobem para 9 no Brasil — governo investiga 104 casos
RN foi 2º estado do Nordeste menos visitado pelos turistas brasileiros em 2024, diz IBGE
Seca atinge 83% do RN e Governo do Estado limita uso de água do Canal do Pataxó

Comentários (0)

Deixe seu comentário