Lula quer remoção imediata de posts nas redes sociais que considerar contra a democracia

O governo do presidente Lula apresentou nesta sexta-feira (22) os dois projetos de lei para regular as big techs. Em um deles há a imposição às plataformas digitais de agir imediatamente para remover conteúdos que se enquadrem como crimes “contra a soberania”, contra crianças e adolescentes e “terrorismo”. Nesses casos segundo o Projeto de Lei, as empresas devem ter mecanismos para “detecção e imediata indisponibilização” dos conteúdos.
Entre os crimes contra o Estado democrático de Direito estão os conteúdos relacionados a golpe de Estado e abolição violenta do Estado de Direito –que constam nos artigos do Código Penal do 359-I ao 359-R.
Outros delitos na lista apresentada pelo Planalto são: lesão corporal, tráfico de pessoas, crimes sexuais, causar epidemia e crimes contra a mulher, inclusive conteúdos que propaguem o ódio ou aversão às mulheres.
No entanto, não há clareza sobre quais critérios serão usados para decidir se uma publicação é um ataque que visa a derrubar a democracia ou uma opinião/crítica. Esse é um questionamento comum nas discussões que tratam de remover conteúdos das redes sociais. Não é uma discussão nova.
Com informações de Poder 360
Publicidade
Compartilhe
Veja Mais
Presidente da CPMI do INSS anuncia que Lulinha está na pauta de convocaçõesGoverno Lula usou apenas 15% das verbas de combate ao feminicídio
FAB intercepta avião que entrou no espaço aéreo brasileiro vindo da Venezuela
Briga pelo pinto de ouro: Confusão entre duas mulheres termina em briga dentro do esgoto em Petrolina.
Jovem de 24 anos é torturada e morta por ordem da própria mãe
Comentários (0)