Mpox: com alta de casos, OMS volta a declarar emergência internacional


A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta quarta-feira, 14, o retorno da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (PHEIC, na sigla em inglês) para a mpox, zoonose viral que ficou conhecida como varíola dos macacos e monkeypox. O mais alto status dado pela entidade para uma doença em circulação no mundo voltou a operar por causa do aumento de casos da infecção que tem sido rapidamente disseminada na República Democrática do Congo e outros quatro países africanos após o surgimento de uma nova variante.

A emergência global pela doença, que causa erupções na pele e pode matar, foi declarada pela primeira vez em 2022 e encerrada em maio do ano passado, quando o surto foi contido e o vírus demonstrou que não estava levando a mudanças nos sintomas nem na gravidade dos casos.

A sugestão de encerrar a emergência foi apresentada pelo Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional (RSI) ao diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante uma reunião onde dados sobre a doença e informações sobre a nova cepa foram apresentados.


Publicidade

Compartilhe

Veja Mais

Brasil volta à lista dos países com mais crianças não vacinadas
Dorme muito e ainda acorda cansado? Saiba o que pode explicar problema
Novos estudos mostram prejuízo do uso de vapes para saúde
Pacientes do SUS enfrentam demora de até 11 anos por remédios contra câncer
Saúde mental: conheça sinais do burnout que não podem ser ignorados

Comentários (0)

Deixe seu comentário