Número de infecções sexualmente transmissíveis cresce em Natal
Os casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em Natal registrados entre janeiro e outubro deste ano têm preocupado a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Isso porque foram contabilizados 2.554 novos casos no período, número muito semelhante aos 12 meses de 2023 (2.668 novos casos). Os dados se referem às infecções por HIV/Aids, sífilis e hepatites virais. Para se ter uma ideia, no ano passado, em 12 meses, foram 551 novos registros de HIV/AIDS. Em 2024, em 10 meses, já são 597, aumento de 8,3%. As hepatites apresentaram o maior aumento, de 62,3% (85 casos em 2023 e 138 em 2024 até outubro).
Os números sobre sífilis são os únicos que podem chegar ao final do ano em queda, ainda assim, com uma diferença pequena. Até outubro foram 1.819 novos casos em 2024; no ano passado inteiro foram 2.032. Tayane Souza, responsável técnica pelo núcleo do IST/Aids e Hepatites Virais da SMS/Natal diz que a falta de prevenção é o fator principal para a elevação de casos, mas cita que a quantidade de testagens, mais frequente nos últimos anos, também colabora para o aumento de diagnósticos.
“Infelizmente, a gente já chegou a ver que pessoas, após serem orientadas, jogam fora o preservativo que recebem”, afirma Souza. Medidas como as profilaxias pré e pós-exposição previnem apenas contra HIV/Aids. “Mesmo com essas medidas, as pessoas continuam expostas a doenças como gonorreia, sífilis e clamídia se não usarem camisinha”, ensina.
Nesta terça-feira (3), a Prefeitura de Natal iniciou a campanha Dezembro Vermelho, que reforça os cuidados com o HIV/Aids e outras infecções. As ações incluem atividades de conscientização, mobilização, assistência para prevenção da doença, realização de testes rápidos, distribuição de preservativo e marcação de exames laboratoriais. Tayane Souza orienta ser importante a prevenção, uma vez que há preservativos disponibilizados em todas as unidades de saúde da capital.
Já para a dispensação da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), algumas unidades são referência. São elas: Unidade de Saúde Vale Dourado, em Nossa Senhora da Apresentação – o agendamento pode ser feito de modo presencial na unidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h ou pelo WhatsApp (84 98604-5793); Unidade de Saúde Panatis, no bairro Potengi – o agendamento pode ser feito também de modo presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, ou pelo e-mail: esfpanatis@gmail.com.
Publicidade
Compartilhe
Veja Mais
Médicos de Natal realizam paralisação no atendimento nesta terça-feiraCOOPMED tenta manter monopólio de prestação de serviços precários em Natal
Hospital Varela Santiago realiza novo bazar com produtos da Receita Federal nos dias 7, 8 e 9 de maio
Bebê de dois meses é salvo após procedimento raro no coração
Entidades pedem ampliação da mamografia de rastreio
Comentários (0)