PF apura desvio de máquinas agrícolas do Dnocs no governo Bolsonaro
SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (12) uma operação para apurar o desvio de máquinas e implementos agrícolas do Dnocs (Departamento Nacional de Obras contra a Seca) na Bahia.
A investigação mira doações de equipamentos realizadas no período entre 2019 e 2021, na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na época, o Dnocs da Bahia era comandado pelo advogado Lucas Lobão. No ano passado, ele foi um dos alvos da operação Overclean, que investiga desvios de recursos de emendas parlamentares e atingiu a cúpula do União Brasil.
O Dnocs foi procurado, mas ainda não se pronunciou sobre a operação.
A Polícia Federal informou que apura a existência de um esquema de desvio de equipamentos envolvendo servidores do Dnocs. Máquinas e implementos que deveriam ser entregues para associações ligadas à agricultura familiar foram vendidas ou desviadas para terceiros.
As investigações apontaram que os documentos em nome das associações eram forjados - sem o conhecimento dos representantes das associações - e que os equipamentos eram desviados em favor de terceiros totalmente estranhos aos quadros associativos.
Segundo a PF, a ausência de fiscalização do Dnocs sobre o uso das máquinas e implementos possibilitou o acobertamento dos desvios praticados.
No curso das investigações, a Polícia Federal recuperou parte dos equipamentos desviados e prossegue com as investigações para coletar novas evidências sobre a atuação da suposta associação criminosa e recuperar todos os itens.
A operação Metafanismo envolveu 35 policiais, que cumpriram nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador, Simões Filho e América Dourada.
Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
Fonte: Clique AquiPublicidade
Compartilhe
Veja Mais
Michelle Bolsonaro faz carta pública a Lula: “Hora de baixar as armas”PT quebrou o RN: 27º do país em competitividade, investimento, Ideb e solidez fiscal; dispara Rogério Marinho
Na Argentina por 24h, Lula torrou R$60 mil só no ‘cafezinho’ e R$400 mil com carrões
Rogério Marinho: Lula bajula ditadores, relativiza terroristas e envergonha o Brasil no cenário mundial
Pesquisa: governo Lula é desaprovado por 62,4% em SP; aprovação é de 34,5%
Comentários (0)