Poderes têm dever de cumprir decisões do Judiciário, diz Barroso


O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Roberto Barroso, afirmou nesta quinta-feira (24) que os Poderes Executivo e Legislativo têm o dever de cumprir as decisões do Judiciário.

Segundo Barroso, o Brasil teve situações “um pouco anômalas” referente ao cumprimento das decisões judiciais, mas que o país “parece ter voltado à normalidade”.

Sem citar nomes e nem episódios específicos, afirmou:“Em um estado condicional democrático, os outros Poderes têm o dever de cumprir as decisões judiciais e geralmente é o que ocorre no Brasil. Nós tivemos situações um pouco anômalas a essa matéria”.

A declaração do ministro se deu durante a 1ª Conferência Internacional para a Sustentabilidade do Poder Judiciário, promovida pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), também presidido por Barroso.

Na ocasião, Barroso também afirmou que, no mundo, o Poder Judiciário tem procurado reagir diante de uma suposta “inércia” por parte dos outros Poderes no que diz respeito a temas referentes ao meio ambiente e à sustentabilidade.

“Ainda existe muito negacionismo, ainda existe muita inércia nos entes de natureza política”, declarou o magistrado.


Publicidade

Compartilhe

Veja Mais

Operações sobre desvios milionários se multiplicam em órgão cobiçado por partidos
De olho em 2026, Lula planeja ao menos 6 novos programas sociais
Advogados rebatem Moraes: direito de reunião não pode ser limitado
Frota de motos no Brasil cresce 42% em 10 anos e atinge 35 milhões
Juristas listam exageros em decisões de Moraes contra Bolsonaro

Comentários (0)

Deixe seu comentário