PT despenca no eleitorado potiguar: Paulo de Tarso, diretor da Consult, comenta percepção do eleitor
O destaque da pesquisa do Instituto Consult Pesquisa divulgada no meio da semana pelo Sistema Tribuna de Comunicação foi o fato do desempenho do presidente Lula (PT) ter desabado no Rio Grande do Norte, onde, historicamente, alcançava índices positivos na avaliação dos eleitores do Estado.
Para um presidente da República que “foi eleito com 65% dos votos válidos do Rio Grande do Norte”, segundo análise do diretor da empresa Consult, estatístico Paulo de Tarso Ferreira, o índice de desaprovação (46,12%) superando o percentual de aprovação (39,76%) demonstra uma percepção do eleitorado sobre “o contexto geral do governo de Lula em relação aos serviços prestados ao Rio Grande do Norte, talvez ao Brasil, com a imagem que ele passa da entrega dos serviços”.
Paulo de Tarso Ferreira entende que, na opinião dos eleitores, “muitas coisas foram prometidas e muitas coisas não foram cumpridas”. Mas, acrescentou ele, que “isso também reflete, via governo do Estado, o que a governadora Fátima Bezerra (PT) tem de uma desaprovação também muito alta, a qual foi eleita num primeiro turno, com mais de 60% dos votos”.
Paulo de T. Ferreira explicou que hoje, Fátima Bezerra tem uma desaprovação de 65,18% e uma aprovação de apenas 19,47% da população do Rio Grande do Norte, uma avaliação negativa que termina sendo transmitida para a administração de Lula, “porque são parceiros, prometeram, e pouca coisa saiu, como saíram agora algumas coisas sobre as estradas”.
Segundo Ferreira, na visão dos eleitores, “outras coisas não são vistas como ação realizada pelo governo Fátima Bezerra e também assinada embaixo, algumas ações feitas pelo governo Lula, que atinge a população do Rio Grande do Norte”.
Essa mesma desaprovação do governo Lula em nível estadual, opina Ferreira, revela “o que está acontecendo também com a desaprovação de Lula em termos do Brasil”. Ou seja, continuou o dirigente da Consult, “a situação de vida da população hoje está pior do que no início do governo Lula, isso dito pela população em pesquisas nacionais e aqui local também. E isso fica difícil para que essa aprovação negativa dele diminua”.
O desgaste político-eleitoral com os crescentes índices de negativos de avaliações dos governantes do Partido dos Trabalhadores em nível de País e de Estado, avaliza Paulo de Tarso, termina beneficiando as oposições ao presidente Lula e à governadora Fátima Bezerra: “A população sentindo na pele o desgaste do governo a nível nacional e a nível local, faz com que quem se beneficie com isso seja o ex-presidente Jair Bolsonaro, que quando faz um confronto praticamente direto na pesquisa feita agora da Consult com a TRIBUNA DO NORTE, Bolsonaro saia na frente de Lula, mesmo Lula tendo vencido a eleição com um favoritismo muito alto na época”.
Agora, explicou Ferreira, os governos Lula e Fátima Bezerra., “ já desconstruíram o que fizeram durante a campanha, o que prometeram na campanha eleitoral de 2022 e não estão cumprindo, o único beneficiário com isso é o ex-presidente Bolsonaro”.
Senado federal
Com relação ao cenário para a disputa eleitoral de duas vagas para o Senado da República em 2026, Paulo de Tarso disse que “observa na pesquisa Consult/TN um favoritismo amplo do senador Styvenson Valentim (PSDB), que tem trabalhado e mostrado serviço, isso chama a atenção da população e faz com que ele tenha essa diferença imensa quanto ao segundo lugar”.
Paulo de Tarso não acredita que mesmo diante do resultado de uma pesquisa feita, praticamente, a 16 ,meses das eleições de outubro de 2026, “haja um revés quanto essa possibilidade dele ser o mais votado para o Senado, porque a posição dele hoje é concretizada em todas as pesquisas e aqui nós acompanhamos também”.
Nina e Babá surgem na pesquisa
A surpresa da pesquisa Consult/TN foi a citação pelos eleitores de Natal e do interior para o Senado da República dos nomes de dois políticos com atuação municipal – a secretária de Trabalho e Ação Social na gestão do prefeito Paulinho Freire (União), Nina Souza, e do presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, Anteomar Pereira da Silva, o “Babá”, que apareceram com 0,35% e 0,29% na preferência do eleitorado.
A vereadora licenciada da Câmara Municipal de Natal (CMN), Nina Souza, acha que a suas atuações no legislativa e mesmo no cargo no Executivo há quase cinco meses, podem ter contribuído para que apareça como opção ao eleitor para o Senado Federal em 2026: “Uma mistura. Além de um desejo silencioso de alguns militantes de direita que gostariam de uma mulher nessa chapa”.
Nina Souza afirmou, ainda, que ficou “muito feliz em ser lembrada” na chapa majoritária. “E eu acho que se eu continuar sendo lembrada e essas lembranças forem aumentando, quem sabe eu não me empolgue”, avisou.
Já o ex-prefeito de São Tomé, “Babá”, disse que “recebe com muita honra, alegria e muita felicidade” essa essa citação do seu nome “de forma espontânea por parte da população do Rio Grande do Norte, apesar de não ser uma pessoa muito conhecida ainda perante a população”.
Para Babá, quem o conhece mais “são os atores políticos vereadores, vice-prefeitos e prefeitos”, mas “também recebe com muita serenidade”, o resultado da pesquisa, mesmo apontando-o com 0,26% das intenções de votos para a disputada de uma vaga de senador.
Comentários (0)