Seca atinge 83% do RN e Governo do Estado limita uso de água do Canal do Pataxó

A seca se agravou no RN, atingindo 83% do território potiguar. Em razão disso, o Governo do Estado declarou situação de escassez hídrica no Canal do Pataxó e no trecho perenizado do Rio Pataxó, localizado entre os municípios de Itajá e Ipanguaçu, no Vale do Açu.
A medida foi publicada em portaria do Instituto de Gestão das Águas (Igarn) no Diário Oficial do Estado (DOE) e impõe limitações ao uso da água para irrigação, pecuária e consumo doméstico.
Segundo a portaria do Igarn:
– irrigantes da margem direita do rio só podem acionar bombas às segundas, quartas e sextas-feiras, enquanto os da margem esquerda têm autorização às terças, quintas e sábados. Aos domingos, a irrigação é proibida em ambas as margens.
Outra determinação é em relação ao funcionamento dos sifões: limitado a 11 horas diárias, das 6h às 17h, com uso exclusivo para irrigação, dessedentação animal e consumo doméstico.
Também ficou proibido o uso da água para encher açudes, lagoas ou barreiros.
O descumprimento pode resultar em advertência ou suspensão do direito de uso.
Segundo o Igarn, as regras foram definidas após reuniões com usuários da região e serão avaliadas em 16 de outubro, quando será discutida a efetividade das medidas e a possibilidade de novas restrições.
Com informações de g1-RN
Publicidade
Compartilhe
Veja Mais
Operação pega suspeitos com 20 kg de maconha escondidos em carro no RNOperação bloqueia bens de grupo que movimentou mais de R$ 60 milhões com contrabando de cigarros
Mortes por bebida adulterada com metanol sobem para 9 no Brasil — governo investiga 104 casos
RN foi 2º estado do Nordeste menos visitado pelos turistas brasileiros em 2024, diz IBGE
Ranking de mais procurados do RN inclui traficantes, assaltantes e membros de facções
Comentários (0)