STF decide hoje se torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe



Os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retomam, nesta quarta-feira (26), o julgamento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) que pode tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete pessoas no processo que apura uma tentativa de golpe durante e depois das eleições de 2022.

Compõem o colegiado os ministros Cristiano Zanin (presidente), Alexandre de Moraes (relator), Carmen Lúcia, Flávio Dino e Luiz Fux.

Segundo Zanin, o julgamento será retomado na quarta com a votação sobre o recebimento ou a rejeição da denúncia apresentada pela PGR.

Caso os ministros aceitem a denúncia, os investigados se tornarão réus e passarão a responder ao processo na Suprema Corte, onde poderão ser considerados culpados ou inocentes.

Segundo apuração da analista de política da CNN Basília Rodrigues, Bolsonaro deve comparecer novamente ao STF para acompanhar a sessão.

Análise em plenário

Na última terça-feira (25), os ministros — Zanin, Moraes, Cármen Lúcia e Dino — rejeitaram a preliminar que solicitava a análise do caso no plenário da Corte, com a participação dos 11 magistrados.

O único ministro que votou por acolher a preliminar foi Fux, que afirmou a “matéria não é tão pacífica assim”.

O pedido veio de parte da defesa dos acusados, como de Bolsonaro.


Publicidade

Compartilhe

Veja Mais

Número de venezuelanos no Bolsa Família salta de 1.062 em 2017 para mais de 200 mil em 2025
Bruna Furlan, neta de Carlos Alberto de Nóbrega, é diagnosticada com câncer de mama aos 24 anos
Com faturamento anual de R$ 10 bilhões, fontes de renda do PCC vão do tráfico de drogas aos contratos públicos e franquias, apontam investigações
“Eu assumo meu erro”, diz jovem que deixou amigo para trás no Pico Paraná
Homem mata irmão a tiros após briga por curatela do pai

Comentários (0)

Deixe seu comentário