Superlua Azul: fenômeno acontece nesta segunda-feira (19)


A lua nesta segunda-feira (19) estará em fase cheia e no perigeu, o ponto da sua órbita mais próximo da Terra, formando o fenômeno conhecido como Superlua Azul. Esse alinhamento faz com que a Lua apareça maior e mais brilhante no céu. Esse é um evento que ocorre a cada dois anos e poderá ser observada de qualquer lugar do Brasil.

A previsão é que a Lua comece a aparecer no céu a partir das 15h25, com a melhor visualização ocorrendo ao anoitecer. Para observar o fenômeno, não será necessário utilizar equipamentos, a Lua será visível a olho nu e se destacará no céu. Especialistas recomendam que a observação seja feita em locais livres de nebulosidade para garantir uma visão clara.

Nesta noite, a Lua poderá parecer cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que uma Lua cheia comum. O fenômeno é visível em grande parte do planeta, incluindo América do Norte, Europa e Brasil. Astrônomos observam que a Superlua Azul não afeta apenas a visualização, mas também causa marés mais intensas devido às forças gravitacionais combinadas da Lua e do Sol. Essas condições resultam em marés mais altas, conhecidas como marés de perigeu.


Publicidade

Compartilhe

Veja Mais

Ele tinha R$ 500 e um sonho
Mulher é perseguida e morta com foice pelo marido ao sair da igreja
Travesti Não é Mulher: Afirma Neurocientista ao criticar transativismo
Médico foi considerado homofóbico por negar atestado em linguagem neutra
Dono de bar que expulsou casal de mulheres que trocavam carícias se manifesta após repercussão do vídeo

Comentários (0)

Deixe seu comentário