Trump mostra força política com economia em alta, aponta Wall Street Journal


Mesmo diante de críticas a algumas políticas específicas, o presidente Donald Trump mantém estabilidade em sua aprovação popular, apoiado especialmente pela base republicana e por uma percepção mais otimista sobre a economia. É o que revela uma pesquisa divulgada pelo Wall Street Journal nesta semana.

Segundo o levantamento, 46% dos eleitores aprovam o desempenho de Trump, número inalterado desde abril. Ainda que a maioria (52%) desaprove seu trabalho, o presidente segue forte entre republicanos: 88% o aprovam, sendo que 66% o fazem com entusiasmo.

O estudo mostra que a percepção econômica melhorou consideravelmente: 47% avaliam a economia como “boa” ou “excelente” — alta de 11 pontos percentuais em relação a abril, alcançando o melhor índice desde 2021. Já a taxa dos que consideram a economia “ruim” caiu de 63% para 51%.

Além disso, menos eleitores relatam estar enfrentando dificuldades severas por causa da inflação, e o pessimismo em relação ao futuro da economia também diminuiu: a diferença entre os que acham que a economia está piorando e os que acreditam que está melhorando caiu de 26 para 8 pontos percentuais.


Apesar da estabilidade no cenário geral, há desaprovação em temas pontuais. A lei de impostos e gastos, por exemplo, é reprovada por 52% dos eleitores, enquanto 42% apoiam. A agenda tarifária também sofre resistência, com desaprovação 17 pontos acima da aprovação.

No tema da imigração — carro-chefe do presidente —, a avaliação é dividida: a condução da “imigração ilegal” recebe mais apoio, enquanto a “imigração” em geral é vista com maior ceticismo.

Eventos recentes como o bombardeio a instalações nucleares iranianas, o programa de deportações e a polêmica sobre tarifas não afetaram a imagem do presidente. “Eles chamaram Reagan de presidente Teflon. Trump também tem isso dentro dele”, afirmou o pesquisador democrata John Anzalone, que conduziu a pesquisa em parceria com o republicano Tony Fabrizio. Segundo ele, “Trump provoca controvérsias, mas elas raramente o atingem”, relatou o WSJ.

Cenário político permanece competitivo

Segundo o Wall Street Journal, o nível de aprovação do ex-presidente Donald Trump — hoje na casa dos 40% — pode ser decisivo nas eleições legislativas do próximo ano. “Na política atual, a faixa dos 40% representa os novos 50%”, afirmou o estrategista republicano Bill McInturff, em declaração ao jornal. “No ambiente hiperpartidário atual, se Trump conseguir manter o apoio nessa faixa, teremos um ciclo incrivelmente competitivo em 2026.”


A avaliação faz parte de uma pesquisa feita com 1.500 eleitores registrados, entre 16 e 20 de julho de 2025. As entrevistas foram feitas por telefone fixo, celular e também via mensagens de texto com convite para participação online. A margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos percentuais para a amostra completa.


Publicidade

Compartilhe

Veja Mais

Ônibus cai de 50 metros em ravina e deixa ao menos 18 mortos no Peru
Ucrânia deixa Brasil sem embaixador após insatisfações com Lula
Rússia diz ter destruído postos militares da Ucrânia nas últimas 24 horas
Trump cumpre promessa e anuncia tarifa de 50% para produtos do Brasil
Preso estuprador acusado de abusar de mais de 1 mil crianças

Comentários (0)

Deixe seu comentário