Lua de Sangue: veja imagens surpreendentes do eclipse lunar mais longo do ano



No último domingo (7), o céu foi palco de um espetáculo astronômico: a Lua de Sangue. O fenômeno, resultado de um eclipse lunar total, deixou o satélite com um tom avermelhado que chamou a atenção de observadores em diversas partes do mundo.

Segundo a Nasa, isso acontece porque as cores com comprimentos de onda mais curtos – como azul e violeta – se dispersam mais facilmente na atmosfera terrestre. Já as de ondas mais longas, como vermelho e laranja, conseguem atravessar a atmosfera e, assim, tingem a Lua de tons alaranjados ou avermelhados durante o eclipse.

O evento teve duração de 80 minutos, sendo o eclipse lunar mais longo de 2025, com seu ápice às 15h (horário de Brasília). Quanto mais perfeito o alinhamento entre Sol, Lua e Terra, maior a duração do eclipse total, segundo o Observatório Nacional.

No Brasil, não foi possível acompanhar o fenômeno a olho nu, mas o Observatório Nacional transmitiu a Lua de Sangue em tempo real pelo canal oficial no YouTube.

Já em regiões como Europa, África, leste da Austrália, Nova Zelândia e parte do Oriente, moradores puderam contemplar o espetáculo diretamente do céu noturno. Diversos registros fotográficos foram feitos e compartilhados a partir desses locais.


Publicidade

Compartilhe

Veja Mais

Pai é preso após desviar R$ 113 mil em doações do filho e gastar em apostas on-line e no ‘Jogo do Tigrinho’
🚨⚠️ INACEITÁVEL E REPUGNANTE: Andressa Urach confirma vídeo adulto com filho
Avô que perdeu o neto emociona a internet ao subir em altar para abraçar Padre 😢🙏❤️
Mulheres aprovam sunga de crochê para “homens” 🫣
Idosa é agredida e arrastada pela própria filha no meio da rua 😢

Comentários (0)

Deixe seu comentário