Lua de Sangue: veja imagens surpreendentes do eclipse lunar mais longo do ano

No último domingo (7), o céu foi palco de um espetáculo astronômico: a Lua de Sangue. O fenômeno, resultado de um eclipse lunar total, deixou o satélite com um tom avermelhado que chamou a atenção de observadores em diversas partes do mundo.
Segundo a Nasa, isso acontece porque as cores com comprimentos de onda mais curtos – como azul e violeta – se dispersam mais facilmente na atmosfera terrestre. Já as de ondas mais longas, como vermelho e laranja, conseguem atravessar a atmosfera e, assim, tingem a Lua de tons alaranjados ou avermelhados durante o eclipse.

O evento teve duração de 80 minutos, sendo o eclipse lunar mais longo de 2025, com seu ápice às 15h (horário de Brasília). Quanto mais perfeito o alinhamento entre Sol, Lua e Terra, maior a duração do eclipse total, segundo o Observatório Nacional.

No Brasil, não foi possível acompanhar o fenômeno a olho nu, mas o Observatório Nacional transmitiu a Lua de Sangue em tempo real pelo canal oficial no YouTube.
Já em regiões como Europa, África, leste da Austrália, Nova Zelândia e parte do Oriente, moradores puderam contemplar o espetáculo diretamente do céu noturno. Diversos registros fotográficos foram feitos e compartilhados a partir desses locais.
Publicidade
Compartilhe
Veja Mais
Presidente da CPMI do INSS anuncia que Lulinha está na pauta de convocaçõesGoverno Lula usou apenas 15% das verbas de combate ao feminicídio
FAB intercepta avião que entrou no espaço aéreo brasileiro vindo da Venezuela
Briga pelo pinto de ouro: Confusão entre duas mulheres termina em briga dentro do esgoto em Petrolina.
Jovem de 24 anos é torturada e morta por ordem da própria mãe
Comentários (0)