Número de foragidos no RN equivale a 65% dos presos em regime fechado


Dados do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mostram que o Rio Grande do Norte possui 4.881 criminosos procurados com mandados de prisão. Eles respondem a 6.451 mandados no Estado, o que indica que parte desses procurados acumula dois ou mais mandados de prisão expedidos pela Justiça.

O número de procurados corresponde a 65% do número de presos no regime fechado no RN, que é de 7.420, de acordo com dados da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). A situação dos mandados pendentes de cumprimento gerou a abertura de um Processo Administrativo por parte do Ministério Público (MPRN) junto à Polícia Civil para o início de uma correição da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (Decap).

Os crimes com mais mandados pendentes de cumprimento são:

  • roubo (1.709),
  • tráfico de drogas (861),
  • homicídio (553),
  • furto (532) e
  • posse, porte, disparo e comércio de arma de fogo (439).

Em nota, a Polícia Civil do RN disse que “está empenhada em otimizar o cumprimento dos mandados de prisão expedidos pelo Poder Judiciário, em especial aqueles na Delegacia Especializada em Capturas e Polícia Interestadual”. Sobre a inspeção da Corregedoria da PCRN feita na unidade, a corporação disse que está sendo elaborado um Procedimento Operacional Padrão (POP) para aprimorar a tramitação e o cumprimento dos mandados, além de padronizar fluxos e intensificar o monitoramento.

Reportagem completa na Tribuna do Norte


Publicidade

Compartilhe

Veja Mais

Ministros do STF estão “apavorados” com possibilidade de sanções pela Lei Magnitsky
PGR recusa ação de Erika Hilton contra feminista que a chamou de homem
Batida entre ônibus e carreta deixa 11 mortos e mais de 40 feridos na BR-163 em Mato Grosso
Jornal demite fotógrafo que flagrou gesto obsceno de Moraes em estádio
Professor preso por matar ex-aluna recebeu salário durante 4 anos no RN

Comentários (0)

Deixe seu comentário