Número de foragidos no RN equivale a 65% dos presos em regime fechado
Dados do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mostram que o Rio Grande do Norte possui 4.881 criminosos procurados com mandados de prisão. Eles respondem a 6.451 mandados no Estado, o que indica que parte desses procurados acumula dois ou mais mandados de prisão expedidos pela Justiça.
O número de procurados corresponde a 65% do número de presos no regime fechado no RN, que é de 7.420, de acordo com dados da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). A situação dos mandados pendentes de cumprimento gerou a abertura de um Processo Administrativo por parte do Ministério Público (MPRN) junto à Polícia Civil para o início de uma correição da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (Decap).
Os crimes com mais mandados pendentes de cumprimento são:
- roubo (1.709),
- tráfico de drogas (861),
- homicídio (553),
- furto (532) e
- posse, porte, disparo e comércio de arma de fogo (439).
Em nota, a Polícia Civil do RN disse que “está empenhada em otimizar o cumprimento dos mandados de prisão expedidos pelo Poder Judiciário, em especial aqueles na Delegacia Especializada em Capturas e Polícia Interestadual”. Sobre a inspeção da Corregedoria da PCRN feita na unidade, a corporação disse que está sendo elaborado um Procedimento Operacional Padrão (POP) para aprimorar a tramitação e o cumprimento dos mandados, além de padronizar fluxos e intensificar o monitoramento.
Reportagem completa na Tribuna do Norte
Publicidade
Compartilhe
Veja Mais
Ministros do STF estão “apavorados” com possibilidade de sanções pela Lei MagnitskyPGR recusa ação de Erika Hilton contra feminista que a chamou de homem
Batida entre ônibus e carreta deixa 11 mortos e mais de 40 feridos na BR-163 em Mato Grosso
Jornal demite fotógrafo que flagrou gesto obsceno de Moraes em estádio
Professor preso por matar ex-aluna recebeu salário durante 4 anos no RN
Comentários (0)